Se você já desenvolve temas em outras plataformas já deve ter um servidor local para riação de sites off line, em sua máquina, aqui vou mostrar como instalar o Magento 1.9 em sua máquina para testes e criação.

Veja aqui toda a sequência de artigos

Pré-requisitos

Primeiramente é preciso que você tenha instalado um servidor local para testes, eu uso o xampp, mas você pode usar o servidor de sua preferência, pode até usar um servidor na web, mas eu não aconselho porque não é produtivo, perderá muito tempo entre uma alteração e visualização e precisamos ganhar o máximo de tempo possível.

Baixar a última versão do Magento Open Source/CE, basta entrar na página oficial da Magento, é preciso se cadastrar no site para poder baixar o arquivo zip, no caso estou usando a versão 1.9.0.1.

Baixe também o conteúdo de exemplo, assim não precisaremos criar conteúdo extra e faremos com um conteúdo enorme e variado que nos permite enxergar todos os elementos da loja. Esta opção fica na mesma página que você baixou o Magento, é chamada de Sample Data e está na versão 1.9.0.0.
Magento e loja de exemplo

Mão na Massa:

Agora sim com tudo baixado e instalado vamos criar a instância da nossa loja:

Abra o arquivo magento-1.9.0.1.zip e mova a pasta para seu diretório HTTP, no caso do XAMPP é: C:\xampp\htdocs, então vai ficar assim: C:\xampp\htdocs\magento.

sobrescreverQuando terminar abra o arquivo magento-sample-data-1.9.0.0.zip e acesse a pasta magento-sample-data-1.9.0.0 e mova as pastas media e skin para dentro da pasta do magento que acabamos de criar marque sim para sobrescrever as pastas e sim para substituir qualquer arquivo existente.

Salve o arquivo magento_sample_data_for_1.9.0.0.sql em uma pasta de sua preferência, vamos usá-lo quando trabalhar com o banco de dados.

Depois de tudo copiado renomeie a pasta do magento para de sua preferência, no meu caso vou suar loja1. Assim minha pasta de instalação ficou em C:\xampp\htdocs\loja1.

Criando banco de dados e conteúdo de exemplo

Agora vamos criar o banco de dados para a loja e colocar o conteúdo. É importante que o conteúdo da loja seja colocando antes da instalação, caso contrário não vai funcionar

Com o XAMPP ativado vá no navegador e acesse localhost/phpmyadmin

Criando banco para lojaNa primeira tela preencha os campos de Criar novo Banco de Dados como abaixo loja1 utf-8 e clique em criar

Com o banco de dados criado, clique na guia Importar no menu da página, clique no botão “Selecionar arquivo ” para selecionar o arquivo magento_sample_data_for_1.9.0.0.sql que salvamos anteriormente. Talvez este arquivo seja muito grande para este método então você precisará zipar o arquivo, basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção desejada, então você vai fazer upload do arquivo zip e não do SQL.

Clique em executar, o sistema fará todo o resto sozinho, quando estiver terminado você verá o banco instalado e uma mensagem de sucesso na tela

base-importada

Instalando o Magento

Agora sim podemos entrar na página da loja para instalarmos o Magento de fato.

Acesse sua loja, que no meu caso é localhost/loja1

Aqui segue a instalação normal do Magento que você já deve estar familiarizado, caos não esteja vou dar uma passada rápida

Aceite os termos Magento e clique em continue
Aceite os termos magento

Em locale escolha Português Brasil e espere a tela recarregar
Escolha o idioma da loja Magento

Escolha o fuso horário E. South America Standart Time (America/Sao_Paulo), Moeda padrão: Real Brasileiro, clique em continue
Escolha Magento

Em Anfitrião deixe como localhost, Nome da Base de Dados coloque o nome do banco que criou, no meu caso loja1. Nome de usuário aqui é do banco de dados, escreva apenas root e deixe a senha em branco. Para este exercício não precisa alterar as outras opões. Clique em Continue.
banco Magento

Agora sim preencha os dados com os seus e crie um usuário para o admin da loja. Clique em Continue e pronto a loja estará instalada.
usuario Magento

Com isso terminamos esta parte introdutória, aguarde pois no próximo artigo vou mostrar como criar a estrutura do tema personalizado responsivo
instalacao6

Não esqueça de curtir minha página no Facebook e se gostou compartilhe nas redes sociais, quanto mais gente acessar e curtir esta página mais conteúdos novos poderei trazer até você

Um abraço