O CSS3 @font-face e serviços como o Google fonts tem dado mais liberdade para sites escolherem sua tipografia. Google fonts conta com mais de 630 fontes livres para uso e neste artigo vou mostrar a você uma maneira extremamente fácil de aplicar em seu site WordPress. Não todas de uma vez, claro, porque isso geraria uma bagunça enorme, rs.

No site Google Fonts, temos excelentes explicações detalhadas para instalação simples de se seguir, no entanto, estas instruções requerem que você modifique o header.php ou functions.php no seu tema do WordPress para importar as fontes. Além disso, ainda é preciso fazer as alterações de CSS no arquivo style.css. Esta não é uma tarefa extremamente difícil, mas vamos ver um jeito muito melhor.

Primeiro você precisa baixar e instalar o plugin Google Fonts da ThemeTrust. O mais legal deste plugin é que ele se integra diretamente com a tela personalizar do WordPress, permitindo que veja em tempo real o efeito da fonte sobre seu site.

Depois de instalado o plugin, vá em Aparência >> Personalizar e clique na guia Google Fonts for ThemeTrust.

google fonts painel ThemeTrustDentro do painel verá oito grupos de opções diferentes:

  • All Text – modifica todo o texto do site
  • Paragraph Text <p> – todo o texto contido em parágrafos
  • Header 1 <h1> – cabeçalho H1
  • Header 2 <h2> – cabeçalho H2
  • Header 3 <h3> – cabeçalho H3
  • Links <a> – todos os links
  • Blockquote <blockquote> – blockquote
  • List Item <li> – apenas listas

Em cada grupo você pode escolher o tipo de fonte e seu respectivo wheight (peso). Ainda tem a opção de inserir um controlador CSS personalizado, por exemplo, digamos que você queira personalizar as tags H3 apenas do footer, você deve inserir o no grupo h3 o seletor css #footer.

Você pode ter vários seletores CSS no mesmo grupo, basta separar cada um com vírgula, por exemplo: #footer, #sidebar.

Com esta técnica é simples implementar o Google Fonts no seu tema do WordPress especialmente quando você não quer editar os arquivos do tema e ainda com a integração com a tela de personalizar do WordPress fica muito fácil e rápido visualizar em tempo real o efeito gerado em seu site.

Um abraço e até a próxima.