Neste artigo eu quero ajudar aos indecisos que não sabem se compram um tema ou se contratam um profissional que crie um tema personalizado.

Na internet é muito fácil encontrar temas das mais variadas plataformas e para o Magento não é diferente, daí vem a pergunta: por que pagar mais caro por um tema personalizado se posso economizar muito comprando um tema pronto?

Eu gostaria de não tocar nesse assunto, mas depois de adaptar várias lojas com temas prontos eu vejo que é necessário que eu explane um pouco sobre minha experiência com esse tipo de serviço. Se você está em dúvida entre comprar um tema ou contratar um profissional para criar um tema personalizado, leia este artigo.

Vantagens de um tema pronto:

Custo inicial reduzido

cash

Comprando um tema você pode desembolsar algo em média de 200 dólares (na template monster você pode encontrar temas por 180 dólares), essa vantagem é tão grande que acaba ofuscando outras vantagens, eu mesmo tenho dificuldade de pensar em outras.

Reduz o tempo de criação da loja

O tema está pronto, então é só baixar e instalar. Claro que você vai precisar ainda configurar as páginas estáticas e blocos estáticos, mas isso também já vem semi-pronto.

Grande variedade para escolha

 

Existem vários sites especializados em venda de temas para todas as plataformas e variedade é que não falta, procurando bem você pode encontrar o tema que se adéqua ao seu negócio.

 

Desvantagens de um tema pronto

bananaNão se engane, existem sim desvantagens em se adquirir um tema pronto e aqui eu vou citar algumas que considero muito importantes considerar, mas que passam por desapercebido por muitos

Custos indiretos que não são previstos no inicio do projeto

Algo que não se fala muito quando se compra um tema pronto é que 99% das vezes o tema exige um bom conhecimento em áreas que não são comuns para os administradores de loja e com isso acabe contratando um profissional da área de desenvolvimento ou de design para isso. Além disso, não é difícil receber pedidos de adaptação de temas, seja porque algum módulo não fica correto no tema, seja porque precisa mudar todas as cores e por aí vai. Adaptar um tema pode sair mais caro que criar um com todas as suas solicitações, pondere muito bem isso

O tema é pesado

elefanteÉ comum que temas prontos tenham as funções de personalizar cores, imagens e medidas. À primeira vista parece ótimo, mas eu tenho uma opinião muito forte sobre esses temas: todos eles, sem exceção, deixarão seu site ou loja mais pesado e é péssimo pra SEO.

Isso se deve ao fato de que pra ter uma área de personalização na área administrativa (backend) é preciso implementar recursos que se o tema fosse do jeito que você queria não precisaria. OK pra um WordPress da vida isso não é muito significante, mas pro Magento isso tem muito impacto já que ele é bem mais pesado e queremos deixar ele o mais enxuto possível.

São todos iguais

Eu nem to falando do risco que você corre de encontrar outro site com um tema igual ao seu, temas prontos não tem exclusividade e mesmo que você pague pra isso (em média um tema pra se exclusivo e não ser vendido custa 20 vezes mais (no templater monster encontrei temas que a licença simples custa $180 enquanto que para ter exclusividade sairia a $4500), o que eu quero dizer é da sensação que tenho quando olho tantas lojas, dá pra perceber que aquele tema foi comprado, isso porque tem certas características que são inerentes, por exemplo, praticamente todos os temas de Magento têm um slideshow de um canto a outro, seguido de uma área de banners, com outras áreas que você tem que preencher com conteúdo pré-definido, quando vejo isso eu fico com a sensação de já ter visto esse modelo, temas prontos tem uma estrutura muito parecida que não é pensada na solução para o lojista, mas porque fica mais bonito na vitrine e acaba vendendo bem.

Só é bonito na vitrine

Emendado no item anterior, uma coisa que percebo muito é que temas à venda são muito mais bonitos na demonstração do que depois de aplicado, isso porque quando na vitrine o tema está com muitas fotos de qualidade e o máximo de recursos que muitas vezes você nem vai usar, então fica uma dica, não se iluda com temas com muitas imagens grandes, pense no que você precisa, provavelmente você não utilizará de 6 banners em cada tela, pense sempre como vai ficar o tema com o seu conteúdo.

Desvantagens de um tema personalizado

Agora me permita começar falando das desvantagens de se contratar um profissional ou empresa para criar seu tema, eu costumo chamá-lo de tema personalizado, pois é criado com suas especificações para atender apenas às necessidades do seu projeto.

Custo inicial elevado

Como nos temas prontos o custo baixo é destaque, nos temas personalizados o custo alto é latente. Um projeto de tema personalizado chega fácil à casa dos quatro dígitos e isso para quem está com medo de investir na internet ou tem um orçamento muito apertado é um grande problema, mas como você já viu nas desvantagens do tema pronto é preciso pensar com muito cuidado nesses custos.

Faltam profissionais competentes

Como em qualquer área de prestação de serviço existem bons e maus profissionais no mercado. Na internet isso fica muito evidente pra mim visto a desconfiança que alguns prospectos conversam comigo, além disso ainda temos os chamados “sobrinhos”, curiosos que não entendem a fundo da área e pensam que é fácil elaborar um projeto que vai representar a cara do seu negócio. O importante é saber procurar um bom profissional ou empresa, procurar referencias de projeto e se o mesmo é reconhecido no mercado.

O processo leva mais tempo

tempo

Principalmente em temas da plataforma Magento isso é uma verdade, geralmente a criação de um tema não leva menos de vinte dias sem contar a criação de layout e testes, dependendo da complexidade e recursos exigidos esse tempo pode se estender ainda mais.

Vantagens do tema personalizado

Eu deixei pra falar das vantagens por último porque como eu presto esse serviço me considero suspeito pra falar, então eu queria deixar claro que não tenho intenção de convencer que criar temas personalizados seja a melhor opção, a única pessoa que pode julgar isso é você que arcará com as despesas do projeto, avaliando as variáveis e decidindo o que é melhor para seu empreendimento, então vamos lá.

O tema com sua identidade

eye

Exatamente o que você precisa, é isso que você tem quando faz um tema personalizado, serão as cores da sua loja, do seu estilo, voltado pro seu público e que corresponda a experiência que você quer passar para seus clientes e visitantes.

Enxuto

Nada de módulos extras pra edição do tema, afinal o tema tem a cara que você quer, então pra que uma área de personalização? Com isso ainda é possível eliminar os recursos que não são necessários na plataforma, seja no Wordress ou no Magento, se um determinado recurso não será usado ele pode ser removido pra deixar sua loja ou site ainda mais rápido e eficiente.

Fale com quem resolve

resolve

Fazendo o tema personalizado você vai lidar com quem vai desenvolver seu tema, vai entender o que é possível ser feito e o que ficaria inviável, vai entender o funcionamento do visual e ainda contará com um profissional que esclarecerá suas duvidas.

Único

O tema é desenvolvido pra você, ele é único, com soluções voltadas pra você, ninguém terá algo parecido.

Confiabilidade

Um site feito com profissionais que pensam no seu negócio e no seu público alvo terá uma aparência mais profissional e interessante. Isso gerará mais confiança por parte dos clientes que a visitam.

Mais dicas

Agora que falei das vantagens e desvantagens tanto dos temas prontos quanto dos personalizados sobre o meu ponto de vista e provavelmente você já tem informações suficientes para decidir qual a melhor solução, então aqui eu vou repassar e dar mais algumas dicas rápidas.

  • Planeje bem se será você quem vai instalar e aplicar o tema. Em sua maioria não basta apenas jogar os arquivos, copiar e colar alguns códigos. Quem vai fazer as páginas estáticas? quem vai criar e editar as imagens? O tema precisa de adaptação? Essas são perguntas cruciais a se fazer antes de considerar comprar um tema pronto ou contratar um profissional.
  • Planeje bem seu orçamento
  • Não se iluda com temas de mil e uma utilidades
  • Desconsidere as imagens do tema
  • Dedique um bom tempo pesquisando vários temas e não saia comprando o primeiro só porque é o mais bonito.
  • Enumere as adaptações que serão necessárias
  • Se já considerou contratar um profissional pra fazer a aplicação e adaptação do tema converse com ele antes de comprar o tema
  • Vale muito a pena uma consultoria pra saber se o tema em questão é bom para SEO e não se limite em acreditar no vendedor que diz que o tema é 100% voltado para SEO.

Conclusão

Bom este artigo nasceu da necessidade do meu desabafo, mas se tornou um conteúdo que pode te ajudar a tomar sua decisão com mais segurança, agora eu quero saber da sua opinião, principalmente se ela for diferente da minha, se este artigo te ajudou a decidir diga o porque, você também pode melhorar esse artigo fazendo perguntas, isso é muito importante pra mim.

Então até a próxima.