Neste artigo eu vou falar sobre como atualizar o Magento de forma simplificada, isso quer dizer que numa loja real em funcionamento o processo pode ser muito mais complicado e demandar até dias para que seja executado de forma segura.

Precauções para atualizar o Magento

Entenda que a atualização da loja em funcionamento é um processo muito delicado e que pode resultar em situações indesejadas, que pode ser dês de uma simples incompatibilidade do tema até instabilidade do sistema e pode até mesmo causar a perda de toda a loja.

Por isso se você não tem plena confiança do que está fazendo, eu aconselho que contrate um profissional especializado neste assunto. Aqui você verá uma atualização simplificada em uma loja sem módulos de terceiros e apenas com o conteúdo de exemplo baixado do site do Magento.

Cuidados que você precisa ter

Antes de tentar atualizar sua loja tome nota destes cuidados para evitar dores de cabeça.

  • Não faça a atualização diretamente na loja publicada, digo, se você tem uma loja em funcionamento o ideal é que se copie toda a loja para um servidor local (ou online, mas em um endereço alternativo).
  • Faça um backup completo e não é aquele backup do admin, você precisa copiar todos os arquivos do Magento e fazer um backup de todo o banco de dados. É importante também testar se esse backup está funcionando corretamente.
  • Verifique os módulos da sua instalação, por exemplo, modulo do Correios, modulo de pagamento, de gestão de conteúdo e os arquivos do tema
  • Verifique se não tem nada fora do lugar, mesmo com tantas recomendações ainda existem muitos profissionais que editam os arquivos da loja sem se preocupar com as recomendações do Magento, e alteram arquivos que não poderiam ser alterados diretamente. Se este é seu caso tome muito cuidado, porque este tipo de situação pode impossibilitar que sua loja seja atualizada.

Método de atualização pelo Magento Connect

Vou mostrar duas formas de atualização. A primeira e mais fácil é pelo próprio admin da sua loja.

Vá no menu sistema > Conexão Magento > Gerenciador de Conexão Maento ou sistems > magento connect > Magento Connect Manager em inglês.

Você vai precisar entrar com seu usuário e senha novamente.

Clique no botão check For Upgrades e espere a tela atualizar.

Depois de atualizado clique nos menus drop-down nos módulos marcados em amarelo e escolha a versão mais atual do modulo.

Depois de tudo pronto clique no botão Commit Changes.

Com o processo de atualização iniciado você não poderá fechar esta janela, aguarde até o final da atualização. Durante a atualização do Magento não é possível acessar a frente da loja, se a atualização der algum problema por qualquer motivo será preciso usar o backup e reiniciar o processo de atualização

Quando a atualização estiver finalizada volte para o admin e confira os módulos, veja a frente de loja e procure por possíveis erros e bugs que podem acontecer nos módulos instalados, eu sei que este processo pode ser demorado mas é fundamental para que a loja não apresente problemas futuros que podem render muitas dores de cabeça.

Pode ser necessário reativar o tema padrão da sua loja

Estando tudo certo, sem problemas é hora de substituir a loja atual pela nova loja atualizada. Para isso você deve mover todos os arquivos e trocar o banco de dados

Método de atualização manual

A atualização manual no Magento é indicada apenas se você não conseguiu fazer a atualização pelo admin, ela pode ser um pouco mais rápida, mas pode implicar em problemas muito maiores se você não souber o que está fazendo.

Primeiramente baixe a última versão do Magento e mova todos os arquivos para a mesma pasta que a loja está instalada. Isso substituirá todos os arquivos da antiga versão pela nova.

Confirme para substituir todos os arquivos e pastas.

Após o término da substituição a atualização não estará pronta, pois ainda precisamos “consertar” o banco de dados.

Para tornar o antigo banco de dados compatível com os novos arquivos, você precisa refazer a instalação da loja, para isso você deve apagar o arquivo local.xml localizado na pasta app/etc.

Este arquivo guarda as informações de banco de dados e a falta deste arquivo faz com que a loja exija ser instalada novamente.

Então acesse a home da loja e proceda normalmente com a instalação do Magento, como se fosse uma loja nova, indicando o mesmo banco de dados.

Com este passo concluído, se deu tudo certo sua loja voltará a funcionar.

Não se esqueça de verificar todos os módulos e seu tema para ter certeza de que não ficou algum erro, como no método anterior.

Finalmente substitua a loja publicada pela loja atualizada.

Considerações finais

Com isso em termino este artigo, novamente eu quero te lembrar que simplifiquei muita coisa, eu não falei aqui dos módulos porque isso varia muito em cada loja, mas espero que sirva para fins mais didáticos, este artigo não representa todo o trabalho que é feito durante um processo de atualização, que pode levar dias, e não dá a noção da quantidade de problemas que podem ocorrer durante este processo.

Então se você tem uma loja e pretende atualizar tenha muito cuidado para acabar não perdendo seu patrimônio.

Um abraço e até a próxima.