Escolha uma Página

Última atualização: 21/09/2016

É impressionante como este artigo ainda é um dos mais vistos em meu site, porém a UOL deixou de utilizar a plataforma Magento em suas lojas, sendo assim, perdeu-se a necessidade de se comparar a loja UOL Host com a plataforma Magento, pessoalmente isso é ruim pra mim e outros profissionais que viam na UOL uma parceira pra atingir um determinado público.

Já experimentei a nova plataforma da loja UOL e não gostei, apesar de ser muito simples de gerenciar, foram perdidas muitas funcionalidades e possibilidades de visual. talvez no futuro eu escreva um artigo em separado fazendo essa nova comparação, se esse for o caso deixarei aqui o link para esse novo artigo no futuro, por enquanto fica abaixo o conteúdo original do artigo apenas para registro do site.

Veja aqui como começar sua loja virtual independente da plataforma que escolher

Editado: 06/01/2016

Pretende montar uma loja virtual, mas está com o pé atrás por não entender muito das ferramentas disponíveis? Este artigo é pra você. Quero dar uma luz em suas pesquisas e minha opinião sobre a loja virtual UOL host. que utiliza como base a plataforma Magento, a mesma plataforma que desenvolvo lojas para clientes e é a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo

Quase 6 meses depois de escrever e com muito mais experiências neste assunto, editei este artigo e novamente agora no começo de 2016 edito novamente, sendo assim, ainda mais completo e interessante a você que precisa de completa convicção de como vai investir em seu empreendimento.

Se ainda não conhece o Magento é bom dar uma lida nesse artigo aqui e saiba mais sobre o que é o Magento, mas isso pode ficar pra mais tarde.

Muito importante, além de desenvolver lojas Magento (meu foco é no design / frontend), também personalizo lojas UOL Host sendo assimeu procurarei ser o mais neutro possível para que você possa tirar suas próprias conclusões, se estiver interessado em adquirir a loja UOL HOST clique aqui como você pode ter sua Loja UOL Host facilmente.

Por que escrevi este artigo?

Eu já estava analisando esta forma de loja virtual quando recebi um contato de um prospect que comprou o pacote básico, mas ficou perdido por não entender nada de Magento, foi então que aceitei o no desafio personalizar esta loja virtual e trabalhar diretamente no sistema que a UOL host adaptou do Magento e assim ter uma conclusão por minhas próprias experiências. O resultado disso você confere a seguir.

Vantagens da Loja UOL Host

A loja UOL host, é baseada em Magento e à primeira vista é muito conveniente, principalmente se conhece o sistema, permite migrar para o Magento completo em um segundo momento, então, dentro de uma estratégia de crescimento, a Loja UOL Host permite um degrau confortável para seu crescimento.

A loja UOL Host é quase que “contrate e use” uma vez feito o cadastro a loja já está configurada para o uso, a forma de pagamento e endereço para calcular o frete, todos os complementos já veem instalado na loja, você se cadastra e já pode criar suas categorias e seus produtos, a loja entra no ar quase que imediatamente.

Outro ponto favorável na Loja UOL Host é a estabilidade do servidor, durante todo tempo que passei trabalhando na loja o tempo de carregamento carregamento era razoável e não tive problemas com bugs ou telas de erro.

As maiores diferenças entre o sistema de loja virtual da UOL Host e o Magento puro fica no menu de configurações, onde muitos itens foram cortados e o método de alteração do tema é totalmente diferente, você deve escolher entre temas básicos que são mais fáceis de se trabalhar e com poucas opções de customização ou avançados com muitas opções e mais complexos.

Desvantagens da loja UOL

A parte visual da loja é, na minha opinião, o ponto mais fraco, não há muita variedade e você não pode comprar um tema para instalar no servidor, você deve escolher um dos temas disponíveis e fazer todas suas personalizações dentro das opções que o painel da plataforma te oferece, sem um profissional adequado será necessário entender de CSS e javaScript, já que todos os temas são muito básicos e parecidos.

Não existe, também, controle sobre o layout, você não tem o poder de tirar um elemento de forma coerente da página e não é possível instalar plugins diferentes ou desativar os existentes, por isso fica meio que obrigado a usar os meios de pagamento e transporte disponíveis, já que você não poderá instalar um complemento de uma terceira empresa de transporte, por exemplo.

Outra coisa importante que só pude constatar meses depois deste artigo ter sido publicado: durante o tempo que trabalhei na configuração da loja vários arquivos sumiram do servidor, isso me gerou muita dor de cabeça e horas de discussão com suporte porque ninguém sabia informar corretamente o que acontecia, diziam que tinha colocado na pasta errada ou que não tinham como analisar o caso porque eu não tinha tirado print-screen das pastas. Pois bem depois de tudo refeito eu tirei print-screen de todas as pastas que mexi e guardei, não demorou para o problema acontecer novamente. Quando entrei novamente em contato com o suporte com as provas a mão, me responderam algo parecido com isso: “Realmente os arquivos estavam lá, mas por uma atualização do servidor elas foram apagadas. Sugerimos que copie novamente os arquivos e esperamos que o problema não se repita“. Pensava que este era um problema isolado até que outros me mandaram mensagem de grupos de produtos, produtos e fotos de produtos que sumiam e que o suporte não sabia ajudar. Então só pude concluir que apesar da loja ter um bom servidor, se você quer ter uma loja UOL vai ter que fazer backup religiosamente para não perder suas informações.

Com o tempo descobri por experiência que há alguns macetes nas pastas onde colocamos esses arquivos, mas mesmo assim é preciso ter todos os arquivos guardados  pra que não haja perdas significativas

Vale a pena?

Apesar dos problemas que encontrei existem belas lojas funcionando bem, por isso a loja virtual da UOL Host pode ser viável a quem deseja fazer uma experiência com a plataforma, o design é um ponto fraco, mas com um bom trabalho é possível chegar a um resultado decente. Por outro lado uma loja Magento, mesmo que o sistema seja livre para uso, ainda há uma grande despesa com implantação inicial e caso o projeto não dê o resultado esperado o prejuízo será maior.

Você deve se perguntar: Quanto estou disposto a investir além da mensalidade da loja? O design é algo fundamental? As personalizações que desejo são indispensáveis para este início de projeto?

Avalie muito bem seu custo / benefício e saiba que ainda é necessário conhecimento para manutenção da loja, do mesmo jeito que uma loja feita do zero você ainda precisará saber como inserir produtos, Categorias, fotos dos produtos, colocação de banners, divulgação da loja e todo um trabalho de marketing, não ignore os custos que terá com o designer e programação.

Mas e o Magento?

O Magento é minha plataforma de e-commerce favorita, na verdade quando comecei a estudar o assunto eu decidi me dedicar somente a ele pois me pareceu a melhor escolha, no entanto temos que admitir: O Magento apesar de ser a plataforma de e-commerce mas utilizada no mundo, robusto, com uma comunidade imensa que ajuda novos usuários e com uma escalabilidade muito boa, é também muito pesado, precisa de um bom provedor para comportar muitas visitas e não é muito barato a curto prazo.

Por isso não saia atirando as cegas e indo direto no Magento porque dizem que é melhor, analise, pesquise e tire suas próprias conclusões.

Ainda restam dúvidas?

Decidir como investir não é tarefa fácil pra ninguém, mais ainda decidir algo que pode mudar o rumo da sua vida, se ainda lhe restam dúvidas sobre escolher entre uma loja UOL Host ou uma loja Magento pura, use o formulário de comentários aqui abaixo desse post, eu terei imenso prazer em te ajudar.

Um abraço