Marketplace é uma modalidade de loja online cada vez mais comum (saiba o que é marketplace).

Trata-se de uma loja como um shopping online, onde vários vendedores, pessoas ou empresas, colocam seus produtos à venda em uma área comum de ecommerce.
Já existem várias empresas que trabalham neste ramo oferecendo serviços de aluguel de espaço ou cobrando uma porcentagem do valor das vendas e muitas mais desenvolvendo marketplace específico para os mais diversos nichos de mercado.
Como não poderia ser diferente no Magento o marketplace vem ganhando força com módulos específicos, sendo alguns gratuitos, com recursos básicos a soluções marketplace completas que chegam a custar valores bem altos.

Neste artigo vou analisar três módulos Magento de marketplace interessantes e angariar novos horizontes, então vamos lá!

Só lembrando que todos estes módulos estão disponíveis no Magento connect, os módulos foram testados na versão 1.9, no Magento Connect verifique se o módulo é compatível com sua versão.

Super Simple Multi Vendor Marketplace Free

Veja este módulo no Magento Connect
Nota no Magento Connect: 3.6 (nota de 0 a 5)
Baixado 1713 vezes até a publicação deste artigo
Segundo a página do módulo no Magento connect:

“Dê a liberdade para seus vendedores controlarem seus produtos e notifique automaticamente sobre novas vendas”

Um módulo muito simples de marketplace, criando uma única regra e informando ao sistema módulo, qualquer usuário do bakcend poderá ser um vendedor e editar seus produtos sem restrição de quantidade ou onde pode expor seus produtos, ou seja, o vendedor poderá vender qualquer coisa e expor em qualquer categoria, mas todos os outros recursos da loja ficam a cargo do administrador.

Super Simple Multi Vendor Marketplace Free ainda traz novos modelos de emails que são destinados aos vendedores avisando sempre que alguém realizar uma compra de um de seus produtos.

O administrador tem acesso a todas as informações dos produtos e de todas as contas.

É preciso fazer algumas configurações adicionais no sistema, mas nada que seja complicado.

Antes de utilizar atualize o cache do Magento, caso a tela de configuração do módulo apresente um erro, saia do admin e faça login novamente e pronto este módulo de marketplace super simples funcionará normalmente.

Deve ir a Sistema > Permissões > funções e adicionar uma nova função para vendedor, dando permissão para “Gerenciar Produtos” e ”Minha conta”.

Depois em Sistema > Configuração guia geral clique em Super Simple Marketplace e em vendors rollers escolha a regra que criou para os vendedores.

Depois disso você poderá criar usuários com função de vendedor.

De tão simples parece faltar recursos, mas é muito simples de trabalhar e se você quer dar permissão para outros vendedores ou empresas vendam pela sua loja, esta pode ser uma opção simples que resolve seu problema.

Marketplace

marketplaceVeja este módulo no Magento Connect
Nota no Magento Connect: 3.8 (nota de 0 a 5)
Baixado 102 vezes até a publicação deste artigo

Segundo a página do módulo no Magento Connect:

“Você pode transformar seu site existente em um Marketplace usando este plug-in marketplace”

Marketplace plug-in fornece as ferramentas necessárias para um indivíduo vender seus produtos online. Depois de aprovado pelo admin da loja, vendedores podem adicionar produtos e gerenciar o processo de pedidos por conta própria. Oferece as seguintes ferramentas:

Para quem compra:

  • Contato com o vendedor antes e depois de uma compra
  • Ver o desempenho e o perfil do vendedor antes de realizar uma compra
  • Ver o feedback do produto e o rankin de vendas do vendedor
  • Fácil gerenciamento de perfil do vendedor

Para quem vende:

  • Painel do vendedor: ver status dos pedidos, notificações pendentes e outras informações
  • Configurar produtos um a um ou vários através de um arquivo csv
  • Ver a lista de pedidos e baixar em um intervalo de dados

Para o administrador da loja

  • Configurar o plugin do Marketplace, configurar diferentes parâmetros bem como aprovar vendendores, template de emails, etc.
  • Escolher categorias para marketplace
  • Gerenciar avisos, pedidos dos vendedores e pagamentos, veja guia de instalação e documentação (em inglês)

Muito mais complexo que o primeiro traz recursos interessantes, com manual em inglês, o módulo não conta com uma tradução para português, que dificulta o uso por brasileiros.

O vendedor se cadastra pelo frontend e o administrador da loja pode escolher aprovar automaticamente, ou não cada vendedor.

No ato do cadastro é pedido mais informações como um banner da companhia, logomarca, local e descrição.

O vendedor não precisa entrar no backend da loja, ele administra todas suas informações na tela do cliente, que no caso, acrescenta opções de vendedor

Tem um método bem simples de incluir novos produtos

Com muito mais opções este sistema pode ser mais demorado para configurar, principalmente pela necessidade de traduzir as informações do módulo, também configura mensagens de vendedor.

Finalizando pelo que foi testado é um Marketplace com opções bem interessantes, mas o fato de não ter uma tradução oficial dificulta seu uso, se isso não for um problema, este módulo pode ser uma opção

Medma MarketPlace

Medna MarketplaceVeja este módulo no Magento Connect
Não tem nota no Magento Connect
Baixado 20 vezes até a publicação deste artigo

Segundo a página do módulo no Magento Connect:

“Medma Marketplace vai transformar sua loja Magento em um Marketplace multivenda, que terá uma seção fornecedor / vendedor separado para seus produtos. Ele também tem um sistema de comentários e feedback.”

Ferramentas:

  • Não altera o core da loja
  • Admin pode configurar regra default para vendedor por configuração
  • Sessão separada para perfil de vendedor
  • Pode carregar avatar no perfil do vendedor
  • Mostra produtos mais vendidos no perfil do vendedor
  • Mostra produtos do vendedor separados na pagina do perfil do vendedor
  • Reviews com estrelas interativas e feedback nos produtos do vendedor
  • Sistema de comissão diferenciada para cada vendedor
  • Permite criação de diferentes tipos de produtos (suportados pelo Magento

É o mais novo módulo de marketplace no Magento Connect até o momento que escrevi este artigo e apesar de não informar que é compatível, eu testei na versão 1.9 do Magento sem problemas.

Ao instalar o módulo ele já criou uma regra para vendedores e não tive que fazer nem uma configuração a mais.

Diferente dos outros, este módulo vem totalmente traduzido para o português, facilitando a vida do administrador da loja. O acesso do vendedor é pelo backend onde pode configurar seu perfil, ver relatórios, criar e gerenciar produtos. Permite criar qualquer tipo de produto suportado pelo Magento
Parece que o administrador precisa cadastrar cada vendedor e liberar cada produto para aparecer na loja, não encontrei uma configuração pra deixar isso automático.

Com bons recursos e por ser muito simples de usar e ainda permitir que o vendedor configure qualquer tipo de produto este módulo me parece ser a solução mais adequada para a maioria dos casos que posso imaginar, mesmo assim não atende a todos os casos e você pode preferir uma das opções anteriores

Finalizando

Chegamos ao final desta rápida análise, vimos três opções de marketplace gratuitas para Magento, espero que possa ter ajudado você a decidir ou não por alguma das opções.

Caso você seja empresa e tenha algum módulo que gostaria que eu testasse entre em contato comigo, eu terei o maior prazer em testar e deixar minha análise aqui em meu site

Um abraço e até a próxima