Não sabe o que é Magento e sua história? Preparei este artigo pra ajudar iniciantes a entender por que este é o sistema de loja open source mais utilizado no mundo.

O que é o Magento e um pouco da sua história

Magento é um sistema de e-commerce de código aberto e de livre uso baseado em PHP e MySQL desenvolvido com Framework Zend. Desenvolvido pela Varien, criou a Magento INC para desenvolvimento, que mais tarde foi comprada pela eBay, várias versões da loja Magento já foram criadas, como a Magento Enterprise Edition que possui suporte dado pela equipe e com mais recursos e o Magento Go Edition que foi descontinuada. O suporte da versão Comunity Edition é dado pela comunidade que auxilia os novos usuários e desenvolvedores.

Um pouco sobre as versões do Magento

Magento Comunity Edition ou simplesmente Magento CE é a mais popular da loja Magento sendo a mais usada em todo mundo, foi oficialmente lançada em 2008 e desde então vem recebendo novas atualizações, as versões mais interessantes para se comentar são:

A versão 1.4 que mudou a estrutura dos temas, aplicando regras de fallback permitiu aos designers e desenvolvedores a criar temas que tenham somente os arquivos personalizados de seus temas.

A versão 1.9 modernizou o design da loja introduzindo o tema RWD como tema padrão, um tema responsivo e aprimorou o sistema de fallback que agora é possível escolher qual tema seu tema fará o fallback. Após isso, na versão 1.9.1, ainda foi implementado o sistema de wathces trazendo recursos que antes eram muito difíceis de ser implementado dentro do Magento.

Como gerenciar o Magento

Não podemos nos esquecer que antes de tudo uma loja Magento é um sistema sendo assim não basta utilizando, como qualquer sistema ele precisa ser monitorado e adaptado para cada tipo de necessidade, amenos se você dominar estas três áreas:

Administrador – para gerenciar a loja no dia a dia o Magento precisa ser gerenciado, este é o papel geralmente feito pelo dono da loja ou alguém subordinado ou ainda uma equipe que divide as tarefas do dia a dia da loja que incluem, gerenciamento de produtos e estoque, gerenciamento de clientes, gerenciamento de pedidos, gerenciamento do conteúdo estático, promoções, operações sazonais e monitoramento.

Desenvolvedor – vai cuidar da parte mais técnica do sistema, resolver bugs, gerenciar os módulos e fazer as adaptações a nível de programação da loja, você pode até não ter esse profissional contratado, mas com certeza precisa do telefone dele para quando a loja apresenta qualquer problema.

Designer / Desenvolvedor frontend – vai cuidar visual da sua loja, determinar o layout de toda a loja, adaptar as páginas necessárias da loja por onde os clientes farão suas compras e adaptar seu tema conforme a necessidade, bem como desenvolver temas personalizados conforme a ocasião, como por exemplo, mês dos pais, Natal, dia dos namorados, etc.

A principal diferença do desenvolvedor (Backend Developer) para o desenvolvedor frontend (Frontend Developer) é que o primeiro está preocupado principalmente com o funcionamento dos módulos e do sistema enquanto que o segundo se preocupa como estes módulos se apresentam aos clientes.

Magento e seus módulos

Como todo bom sistema de código livre o Magento permite que a comunidade contribua com complementos que acrescentam infinitas funções ao Magento. Os desenvolvedores tiveram um cuidado todo especial ao criar esta área de desenvolvimento, implementando o ORM (Object Relational Mapping) e baseado no modelo EAV (Entity Attribute Value, usado para dar flexibilidade ao banco de dados) trazendo uma forma padronizada de trabalhar com o desenvolvimento de novos módulos.

Magento 2

Há alguns anos foi anunciada a versão 2.0 e até teve seu lançamento marcado, mas depois de vários bugs e seu lançamento adiado foi oficialmente dito que ainda não haveria uma data definitiva de lançamento e por algum tempo a comunidade considerou o Magento 2 como uma lenda urbana, seu lançamento definitivo era uma incerteza.

Porém em julho de 2015 foi disponibilizada a versão beta do Magento 2 que traz nova luz sobre o futuro do sistema, esta nova versão será mais rápida e totalmente adaptável para novos formatos de dispositivos. Muitas melhorias estão ainda por vir, mas é possível que seja lançado em 2016, esperamos ansiosos por novidades.

Dúvidas?

Ficarei agradecido por suas perguntas para que eu consiga deixar este artigo ainda mais completo.

Um abraço