Entenda como trabalhar com email marketing e o porquê de não utilizar o newsletter do Magento para este mesmo fim. Este artigo é uma pequena introdução a este imenso universo de marketing que apresenta um resultado muito expressivo a um custo relativamente baixo.

A internet é um mercado fértil para negócios, neste artigo vou falar como você pode aumentar suas vendas utilizando a comunicação por email com seus leads (prospectos, uma forma de contactar um possível cliente) e clientes. O melhor de tudo é que este mecanismo pode funcionar de forma automática através de serviços disponíveis na internet.

Pra entender o que eu quero dizer pense na quantidade de visitantes que entram na sua loja todos os dias e não compram nada, alguns até podem voltar, mas a maioria esmagadora nunca mais voltará. Isso acontece independente da qualidade ou do preço de seu produto ou serviço, simplesmente o visitante deixou pra depois e acabou esquecendo. Podemos considerar aqui como uma potencial cliente perdido.

Agora vamos imaginar outro cenário onde o visitante entra na sua loja e é convidado a cadastrar um email para ter alguma vantagem, como um desconto para primeira compra ou receber dicas dentro do segmento da loja e ainda promoções exclusivas disponíveis apenas para assinantes, uma parte dos visitantes sempre assinará a lista ou fará algum cadastro, a isso chamamos de primeira conversão, ainda não aconteceu uma venda de fato, mas agora este contato passará a receber periodicamente um material promocional ou de conteúdo que pode ser convertido em vendas recorrentes.

Com essa pequena ação um visitante que talvez não voltaria, se torna um lead e um potencial cliente cativo.

Com essa mudança um grupo cada vez maior de pessoas verão suas promoções, agora pense enviar uma campanha promocional para cinco ou dez mil emails, por menor que seja sua taxa conversão com certeza você estará lucrando muito com um custo muito baixo. Talvez pareça difícil chegar a um número tão grande de leads, na verdade não é, pois o crescimento é contínuo, tudo depende de como você desenvolve sua estratégia de marketing e além disso não é preciso um número tão grande, muito provavelmente você já estará vendendo mais com uma lista de algumas centenas. O mais importante é trabalhar com seriedade para deixar seu público interessado em abrir seus emails.

Por que não utilizar newsletter do Magento?

A newsletter que vem instalada no Magento é muito básica, ela usa sua hospedagem para enviar emails e por isso está sujeita a inúmeros problemas, os principais são:

  • Geralmente os provedores bloqueiam o envio de muitos emails ao mesmo tempo;
  • Serviços de email como yahoo bloqueiam emails de domínios não conhecidos;
  • Há uma grande chance de ir direto para caixa de spam;
  • Caso um grande número de usuários marque seus emails como spam seu domínio ficará com uma “má reputação”.

Para esta função existem os serviços de email marketing, existem vários como mail-Chimp, Aweber e outros, mas eu indico o e-goi pois tem uma série de ferramentas extras como serviço de sms, e mensagens de voz, realmente é uma plataforma bem completa quando se trata de divulgação, não há fidelização além do site e o suporte ser todo em português.

E-goi, vantagens de um serviço especializado

e-goi tem a vantagem de já ter reputação junto com os principais servidores de email, além das ferramentas que avaliam seu email para saber a chance de ser considerado como spam, Quando se contrata os serviços de marketing, seja por email, sms ou voz é muito importante que se tenha relatórios de todos os dados possíveis para saber qual foi o desempenho de cada campanha e assim medir a aceitação e aprimorar suas campanhas a fim de atingir a excelência, nesse aspecto o e-goi não deixa a desejar.

  • A integração com o Magento é muito fácil, em poucos passos seus contatos estarão dentro da plataforma prontos para receberem seus emails;
  • Tem um editor de emails que é muito simples de se trabalhar, mesmo para iniciantes;
  • Você tem total controle dos seus contatos e das suas informações.

Integrando sua loja Magento com e-goi

Primeiramente crie sua conta no e-goi através do link: www.e-goi.com.br, uma vez com sua conta criada e já logado no e-goi vá no menu Apps, lá você encontrará a chave de acesso à API, guarde este código pois utilizaremos para integrar sua loja Magento com o e-goi.

apps

 

Instalando o módulo e-goi em sua loja Magento

ATENÇÃO! caso não tenha experiência com essa parte contate um profissional.

Para instalar o módulo do e-goi na sua loja Magento e assim fazer a integração é muito fácil, primeiramente acesse o Magento Connect para pegar o link de instalação, é preciso estar logado no Magento Connect para pegar esse link

  1. Acesse a página do módulo pelo Magento Connect neste link.
  2. Você deve escolher a plataforma (Community) e clicar em Install Now
  3. Depois marque a caixinha I garee the extension license agreement e depois clique em Get Extension Key.
  4. Depois disso você poderá copiar a URL de instalação no painel Magento connect da sua loja
    modulo-magento-egoi
  5. Agora no admin da sua loja Magento vá no menu Sistema > Magento Connect > Abrir Magento Connect, será preciso informar seu usuário e senha da loja novamente.
    instalar-modulo
  6. Cole a URL de instalação no campo indicado, clique no botão Install e depois no botão Proceed
  7. Será mostrado o andamento da instalação
  8. Aguarde o termino da instalação e clique no botão refresh (quando estiver disponível)
  9. Tudo certo agora clique no link Return  to Admin e agora terá uma nova opção no menu
  10. Vá no menu E-Goi > Minha conta, você receberá uma mensagem dizendo que sua conta e-goi ainda não está configurada
  11. Cole a API do e-goi no campo resignado e clique no botão Salvar
    api-aqui

Estando tudo certo você verá uma mensagem de sucesso, agora o crome do Magento automaticamente irá atualizar seus contatos para os contados do e-goi e você estará pronto para utilizar esta ferramenta

Para mais detalhes de como utilizar este módulo sugiro que leia o manual do módulo egoi em pdf.

 Ideias de como usar o email marketing para alavancar suas vendas

Muito bem, agora que você tem uma ferramenta profissional de email marketing vem a pergunta: como utilizar?

Para isso você realmente precisa de um pouco de criatividade, mas não é difícil, aqui vou dar algumas dicas que funcionam muito bem. Só lembrando que aqui não é um passo-a-passo, porque se não este artigo ficaria absurdamente grande!

  • Crie uma recompensa para quem se cadastrar em sua loja – Agora o que mais pode querer é aumentar o máximo possível sua lista de contatos e assim maximizar os efeitos da sua campanha, então nada melhor do que oferecer um cupom de desconto para o visitante se inscrever isso pode ser feito gerando um cupom de desconto na loja Magento com utilização única para cada cliente e enviar este cupom no ato da inscrição, isso é relativamente fácil de se fazer dentro do Magento
  • Envie dicas de artigos e de leitura sobre assuntos relacionados a sua loja – Pode parecer estranho de começo enviar apenas um email com dicas de leitura e sem produtos, mas é isso mesmo, afinal quando percebemos que só recebemos mala direta de um determinado email criamos o hábito de nem abrir esses emails, não é verdade? A intenção aqui é fazer com que seu contato, que neste momento é conhecido como lead crie o costume de ler o que você envia para ele e nada melhor do que oferecer uma leitura agradável e informações interessantes, eventualmente você enviará promoções de produtos, mas sempre mande mais dicas, uma proporção de 3 dicas pra 1 email de venda é o mínimo que eu recomendo.
  • Peça a opinião dos seus clientes – Comprou? Entregou? agora pergunte ao seu cliente o que ele achou do seu produto, convide a deixar um comentário na pagina do produto,  essa é uma excelente forma de gerar confiança de outros consumidores do seu produto além de manter contato e cuidar da fidelização de um cliente comprador, este é o que podemos dizer de um início de pós venda, todos os clientes se sentem mais importantes.
  • Use sua criatividade – Não há limite do que você pode fazer para aumentar a aderência entre você e seus clientes, mantenha sempre o contato para manter sua lista “quente”, envie promoções, convide pra curtir sua fanpage e assim por diante.

O que não fazer no marketing por email

Tão importante de se comunicar com seus clientes por email é saber o que eles querem e talvez mais importante ainda é saber o que eles não querem receber por email, afinal agora que o visitante se inscreveu no seu site e se tornou um lead você não vai querer encher a caixa postal dele de emails desinteressantes, fazendo ele pensar que é um monte de spam e te bloqueando, assim todo o seu trabalho vai por água a baixo, então siga estas pequenas dicas que são fundamentais para um bom trabalho de marketing por email.

  • Não envie emails de mais – Não canse sua lista mandando emails todos os dias, dê um tempo para seu lead respirar, envie um email por semana, no máximo dois.
  • Não envie emails repetitivos – Mesmo um email por semana se não trouxer informações novas e interessantes você vai perder seu lead, envie um, no máximo dois emails por semana seguindo sempre a proporção de dicas e promoções.
  • Não seja demasiadamente formal – Quando enviar emails para sua lista pense que você está escrevendo para seus amigos e para amigos usamos podemos usar uma linguagem mais informal, assim seu cliente / lead terá a sensação de estar conversando com uma pessoa e não um robô
  • Não assuste seu público – O erro mais comum esquecer que sua lista são de pessoas e pessoas não gostam que fiquem empurrando coisas para elas comprarem, seja cordial e saiba dosar as informações, não faça do seu email um encarte de super mercado, foque cada email em um produto, no máximo dois, se quiser dar a opção de muitos produtos é melhor colocar esses produtos em uma única categoria na sua loja e convidar seu contato a visitar sua loja, ninguém gosta de abrir emails com 10 fotos de produtos com preço. Além do que esses emails vão direto pro lixo na maioria das vezes.

Concluindo

Em fim este é um artigo que ficou maior do que eu esperava e com ele podem vir a surgir muitos outros email voltados ao marketing, ele foge um pouco do contextos dos artigos que vinha escrevendo que tem um caráter mais técnico, então quero te pedir que comente este artigo, diga o que achou e se quer mais artigos desse tipo falando sobre marketing.