Olá, tudo bem?

Eu li os dois livros do André Gugliotti sobre Magento, o “Lojas Virtuais com MAGENTO” e o novo “Temas em MAGENTO” quero expressar minha opinião sobre estes livros a fim de ajudar você que ainda não comprou, mas pensa em adquirir estas obras.

Como são os livros?

Ambos os livros trazem numa linguagem simples e direta. O essencial para trabalhar com esta excelente plataforma de e-commerce. Leitura obrigatória marinheiro de primeira viagem que precisam de um rumo e para quem já tem uma cera experiência é um bom ponto de referência. Tratam os principais pontos do Magento, e ainda no final de cada capítulo trás um questionário e exercícios que ajudam na fixação do que foi abordado. A seguir eu falo do conteúdo de cada livro

Lojas Virtuais com Magento do André GugliottiLojas Virtuais com MAGENTO

Este que foi o primeiro livro do André Gugliotti, lançado em Abril de 2013 pela Novatec, aborda os princípios das três áreas de atuação dentro da loja Magento, que são: Administração, Desenvolvimento e Design. Trata do dia a dia da loja Magento e o papel de cada profissional mostrando o necessário para se navegar nestas águas com mais segurança.

Lojas Virtuais com MAGENTO pega o início da aplicação, o planejamento, abordando a fase de testes off-line, instalação testes e construção de temas, ensina como transferir a loja off-line para um provedor, como configurar atributos, grupo de atributos, gerenciar produtos, criar produtos, como utilizar os tipos disponíveis de produtos, relatórios e configurações básicas. Ainda tem o básico sobre customização de temas e construção de módulos personalizados e o modo correto de modificá-los.

Resumidamente um ótimo livro que indico mesmo que já tenha certo conhecimento da plataforma Magento, principalmente para donos de lojas, administradores para que entenda o seu papel como administrador e o papel do designer e desenvolvedor. Para profissionais que trabalham com desenvolvimento e design é interessante ler este livro e indicar como material de consulta e evitando muitas duvidas simples e recorrentes. Veja na página da editora o download para o sumário e um capitulo de demonstração.

Temas em Magento do André GugliottiTemas em MAGENTO

Como já tinha anunciado em seu blog, em fevereiro de 2014 Andre Gugliotti lança o Temas para MAGENTO e atende exatamente as expectativas, o B-A-BA para quem quer ter seu primeiro contato em produção de temas Magento, semelhante ao Guia básico de Design para Magento só que com muito mais detalhes e exemplos que vão facilitar muito sua curva de aprendizagem. O livro trás o mesmo estilo do primeiro, voltado para o designer que pretende atuar na criação e personalização de temas em Magento.

Temas em MAGENTO traz em seu primeiro capítulo um resumo do primeiro livro, o Lojas virtuais com MAGENTO, seguindo por sua estrutura e aborda cada uma das partes fundamentais de um tema Magento. Muito bem detalhado, com exemplos práticos e ainda ensina um roteiro muito claro para quem não sabe por onde começar.

Temas em MAGENTO eu indico para designers que estão tendo agora seu primeiro contato com esta plataforma, com certeza será de grande ajuda para iniciar seus estudos e encurtará bastante a linha de aprendizado. Caso você já tenha uma boa experiência, talvez este livro não seja tão interessante, mas vale a pena conferir. Eu fiz isso e não me arrependo. Aqui você pode conferir o sumário e um capítulo de exemplo do livro.

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado você em sua jornada de conhecimento.

Um abraço e sucesso a todos.