Você desenvolveu sua loja em ambiente off-line, está tudo pronto e agora chegou à hora de experimentar em ambiente online e finalmente publicar e divulgar seus produtos. Neste artigo eu abordo um passo a passo de como colocar sua loja online ou mesmo trocar de provedor ou endereço.

Quer criar temas para Magento?

Passo um: deletar os arquivos de cache

O Magento trabalha com arquivos de cache que economizam tempo de processamento do servidor e também as imagens dos produtos são armazenadas em diferentes tamanhos para melhorar o desempenho na internet. Arquivos de cache são gerados independentemente de o Cache estar ligado ou não, você pode deletar esses arquivos e imagens, o Magento irá gerar esses arquivos novamente de forma automática quando a loja for acessada, vamos lá.

  1. Na instalação da sua loja vá em: [sua-loja]/var/cache/ e delete todas as pastas ali dentro,
  2. Vá em [sua-loja]/media/catalog/product/cache/ e apague todo o conteúdo dentro dela,
  3. Você também pode apagar o conteúdo de [sua-loja]/media/catalog/product/swatches caso exista.

Atenção: não apague nenhum conteúdo além desse, caso você não tenha certeza é melhor manter a pasta.

Passo dois compactar e exportar

Agora compacte todos os arquivos da loja em um único arquivo zip, é possível enviar para o servidor todos os arquivos sem compactar, mas será um processo muito mais demorado e sujeito a muitos erros. Enquanto espera a compactação de todos os arquivos exporte seu banco de dados:

  1. Acesse o phpMyAdmin, provavelmente já o acessou no momento de instalação do Magento, o acesso ao ambiente local deve ser este: http://localhost/phpmyadmin
  2. Selecione o banco da sua loja
  3. Clique no link exportar, não é preciso nenhuma configuração especial, basta clicar em exportar e baixar o arquivo.

Passo três: envio ao servidor

Comece pelo banco de dados

  1. Acesse o phpMyAdmin da hospedagem, o endereço varia em cada hospedagem, caso não saiba consulte seu provedor de hospedagem.
  2. Selecione o banco e clique em importar
  3. Confirme o tamanho do seu banco é menor que o tamanho máximo permitido
  4. Clique em selecionar arquivo e escolha o banco que você exportou
  5. Aguarde o termino e verifique se ocorre algum erro

É muito importante esperar até a mensagem de confirmação, este processo pode demorar dependendo do tamanho do seu banco

Agora os arquivos da loja

Caso tenha acesso SSH você pode utilizar qualquer programa de FTP, como o FileZilla, para subir seu arquivo zip e descompactar por comandos via SSH

Caso nem saiba o que é acesso via SSH verifique no painel administrativo da sua hospedagem, geralmente você encontrará uma opção de gerenciar arquivos ou gerenciar FTP para este fim,

Envie o arquivo e descompacte na pasta correta da sua loja

Passo quatro: Ajustes finais

Agora que o banco foi copiado e os arquivos enviados para sua hospedagem é hora de fazer as mudanças para que sua loja funcione corretamente no novo endereço, então faça o seguinte:

  1. No phpMyAdmin onde o banco foi importado procure pela tabela core_config_data
  2. Procure pelos campos web/unsecure/base_url e web/secure/base_url e altere os valores dos campos value desses dois itens para o novo endereço da loja, por exemplo de “http://localhost/loja/” para “http://www.loja.com.br/”
    core_config_data
  3. Os dois campos podem ter o mesmo endereço, ou endereços diferentes caso use protocolo HSS (HTTPS//).
  4. Salve as alterações
  5. Agora no local onde foi descompactada a loja verifique o arquivo local.xml que fica em [sua-loja]/app/etc, este arquivo informa ao sistema onde encontrar o banco de dados, caso tenha utilizado um programa de FTP baixe este arquivo em uma pasta temporária e altere através do bloco de notas, caso esteja utilizando o gerenciador de arquivos da hospedagem, é possível que tenha uma opção edit ou editar.
  6. Procure pelas <tags> e altere o conteúdo de acordo com o seu novo banco de dados, caso tenha dúvidas sobre essa informação procure o suporte da sua hospedagem.
    • Endereço do banco:
      <host><![CDATA[endereço]]></host>
    • Usuário do banco de dados
      <username><![CDATA[usuario_do_banco]]></username>
    • Senha do banco de dados
      <password><![CDATA[senha_do_banco]]></password>
    • Nome do banco de dados
      <dbname><![CDATA[nome_do_banco]]></dbname>

Confira se está tudo certo e acesse o endereço da loja, neste momento sua loja deve funcionar corretamente.

Erros mais comuns na hora de publicar sua loja

Caso apareça algum erro verifique se seguiu corretamente todos os passos, confirme se digitou o endereço da loja corretamente no banco de dados e se os dados do arquivo local.xml apontam corretamente para o banco, alguns dos erros mais comuns na hora de publicar uma loja são:

  • Versão do PHP > verifique se a versão do php da sua hospedagem é compatível com a versão necessária para roda o Magento
  • Versão do MySQL > versões antigas do banco de dados podem apresentar problemas com o Magento
  • Cache > se no momento da transição o cache estava ligado e alguém acessou o site antes das configurações finais isso gera erro na criação do cache e será necessário apagar novamente o conteúdo da pasta var/cache.

Qualquer outro erro consulte um profissional da área.

Com isso você viu como pode ser simples mudar o endereço e o servidor da sua loja Magento, seguindo estes passos a risca será pouco provável que tenha problemas com sua loja, mas lembre-se sempre que é melhor deixar esse processo na mão de profissionais para garantir agilidade e maior segurança de seus dados.

Qualquer dúvida deixe um comentário.

Um abraço.