Como criar um ambiente de trabalho para cirar temas Magento 1.9

Se você já desenvolve temas em outras plataformas já deve ter um servidor local para riação de sites off line, em sua máquina, aqui vou mostrar como instalar o Magento 1.9 em sua máquina para testes e criação.

Veja aqui toda a sequência de artigos

Pré-requisitos

Primeiramente é preciso que você tenha instalado um servidor local para testes, eu uso o xampp, mas você pode usar o servidor de sua preferência, pode até usar um servidor na web, mas eu não aconselho porque não é produtivo, perderá muito tempo entre uma alteração e visualização e precisamos ganhar o máximo de tempo possível.

Baixar a última versão do Magento Open Source/CE, basta entrar na página oficial da Magento, é preciso se cadastrar no site para poder baixar o arquivo zip, no caso estou usando a versão 1.9.0.1.

Baixe também o conteúdo de exemplo, assim não precisaremos criar conteúdo extra e faremos com um conteúdo enorme e variado que nos permite enxergar todos os elementos da loja. Esta opção fica na mesma página que você baixou o Magento, é chamada de Sample Data e está na versão 1.9.0.0.
Magento e loja de exemplo

Mão na Massa:

Agora sim com tudo baixado e instalado vamos criar a instância da nossa loja:

Abra o arquivo magento-1.9.0.1.zip e mova a pasta para seu diretório HTTP, no caso do XAMPP é: C:\xampp\htdocs, então vai ficar assim: C:\xampp\htdocs\magento.

sobrescreverQuando terminar abra o arquivo magento-sample-data-1.9.0.0.zip e acesse a pasta magento-sample-data-1.9.0.0 e mova as pastas media e skin para dentro da pasta do magento que acabamos de criar marque sim para sobrescrever as pastas e sim para substituir qualquer arquivo existente.

Salve o arquivo magento_sample_data_for_1.9.0.0.sql em uma pasta de sua preferência, vamos usá-lo quando trabalhar com o banco de dados.

Depois de tudo copiado renomeie a pasta do magento para de sua preferência, no meu caso vou suar loja1. Assim minha pasta de instalação ficou em C:\xampp\htdocs\loja1.

Criando banco de dados e conteúdo de exemplo

Agora vamos criar o banco de dados para a loja e colocar o conteúdo. É importante que o conteúdo da loja seja colocando antes da instalação, caso contrário não vai funcionar

Com o XAMPP ativado vá no navegador e acesse localhost/phpmyadmin

Criando banco para lojaNa primeira tela preencha os campos de Criar novo Banco de Dados como abaixo loja1 utf-8 e clique em criar

Com o banco de dados criado, clique na guia Importar no menu da página, clique no botão “Selecionar arquivo ” para selecionar o arquivo magento_sample_data_for_1.9.0.0.sql que salvamos anteriormente. Talvez este arquivo seja muito grande para este método então você precisará zipar o arquivo, basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção desejada, então você vai fazer upload do arquivo zip e não do SQL.

Clique em executar, o sistema fará todo o resto sozinho, quando estiver terminado você verá o banco instalado e uma mensagem de sucesso na tela

base-importada

Instalando o Magento

Agora sim podemos entrar na página da loja para instalarmos o Magento de fato.

Acesse sua loja, que no meu caso é localhost/loja1

Aqui segue a instalação normal do Magento que você já deve estar familiarizado, caos não esteja vou dar uma passada rápida

Aceite os termos Magento e clique em continue
Aceite os termos magento

Em locale escolha Português Brasil e espere a tela recarregar
Escolha o idioma da loja Magento

Escolha o fuso horário E. South America Standart Time (America/Sao_Paulo), Moeda padrão: Real Brasileiro, clique em continue
Escolha Magento

Em Anfitrião deixe como localhost, Nome da Base de Dados coloque o nome do banco que criou, no meu caso loja1. Nome de usuário aqui é do banco de dados, escreva apenas root e deixe a senha em branco. Para este exercício não precisa alterar as outras opões. Clique em Continue.
banco Magento

Agora sim preencha os dados com os seus e crie um usuário para o admin da loja. Clique em Continue e pronto a loja estará instalada.
usuario Magento

Com isso terminamos esta parte introdutória, aguarde pois no próximo artigo vou mostrar como criar a estrutura do tema personalizado responsivo
instalacao6

Não esqueça de curtir minha página no Facebook e se gostou compartilhe nas redes sociais, quanto mais gente acessar e curtir esta página mais conteúdos novos poderei trazer até você

Um abraço

26 respostas

  1. ola amigo Ronaldo , eu tou tentando seguir seus procedimentos mais nao consigo baixar o SampleData 1.9.0.0. pois minha internet e orrivel e sempre trava o download . so consigo baixar se for em torrent . Ronaldo nao teria como voce disponibiliza a versao baixada em torrent pra mim ?
    obrigado pela atenção

  2. Ronaldo, bom dia!

    Tenho uma loja magento e gostaria de criar uma base de testes, para que eu possa fazer alterações e se der certo eu passo a alteração para o ambiente de produção. Qual seria a melhor forma? Fazendo backup do BD da loja e sistema e restaurar em localhost para testes ou criar um subdomínio e restaurar lá o bd e o sistema para fazer os testes?

  3. Ola Ronaldo
    Quando tento importar o banco de dados do sample, a tela fica branca e nao importa, vc sabe o que pode ser?

    Desde ja agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.