O que é web design

Web design é o desenvolvimento visual de projetos voltados para a World Wide Web. Abrange principalmente criação de páginas na web, que funcionam como blogs, portais, e-commerce, ferramentas online, apresentações e criação de peças menores.

Web design Surgiu como uma ramificação do design gráfico, mas a cada dia requer um conhecimento mais especializado à medida que a internet se torna mais dinâmica e interativa com os mais variados formatos de dispositivos acessando todos os dias. Um bom web design precisa lidar com ergonomia, organização do conteúdo, diagramação e apresentação visual, tudo isso dentro de um contexto que atenda ao objetivo final do projeto, sem falar da funcionalidade da página, tempo de carregamento, compatibilidade com navegadores e dispositivos móveis.

Web design está constantemente mudando para acompanhar a evolução das tecnologias disponíveis no mercado, desenvolvimento das linguagens que compõem uma página e atender melhor seu público crescente e cada vez mais exigente.

Web design – Etapas da criação

Um projeto (entenda-se por projeto qualquer site, blog, e-commerce ou ferramenta online) não fica pronto do dia pra noite, ele precisa de tempo e dedicação e assim atender as expectativas.

Planejamento

O planejamento é a fase essencial de qualquer projeto de web design, é o momento de fechar todas as ideias. O que terá em termos de recursos e ferramentas e principalmente o que não terá, isso para tornar a ferramenta enxuta e totalmente funcional para seu objetivo e assim mais eficiente e rápida.

Briefing – a concepção do projeto junto com o cliente. Geralmente feito em uma reunião que fecha todos os pontos do projeto.

Wireframe – o rascunho do projeto, nesta fase não há elementos visuais, aqui se decide a organização do projeto, onde ficarão as imagens, menus, textos, banners, conteúdo e como tudo isso funcionará.

Layout

A fase de layout em web design é a montagem visual de todo o projeto, mas ainda não é o projeto em si. Geralmente imagens que mostram de forma visual como a página se apresentará. Trata da aparência dos botões, títulos, menus, banners e todos os elementos visuais.

Aplicação

A aplicação é a fase de programação do projeto, quando o projeto toma vida. Esta é a fase crítica do projeto, é nessa fase que todos os problemas do projeto podem vir a tona e onde um bom planejamento faz toda a diferença. Também é a fase mais difícil de mudar qualquer coisa que tenha sido fechada nas etapas anteriores.

Para que esta fase transcorra da forma mais tranquila possível é importante que se tenha feito muito bem todas as fases anteriores. Após a aplicação ainda é preciso mais duas fases intermediarias:

Teste interno – executado off-line onde se testa todas as funções do projeto.

Teste externo – é quando o projeto vai o on-line, em ambiente de teste. O projeto está praticamente pronto.

Publicação

Depois do planejamento, layout e aplicação, quando está tudo certo, então é hora de publicar. O projeto é publicado em seu endereço definitivo e com isso finaliza a etapa de criação e inicia a de produção, quando a ferramenta criada fará aquilo que foi projetada para fazer.

 Profissionalismo x sobrinhos

Devido a falta de conhecimento das pequenas empresas e por não compreender a real dimensão que tem um projeto de site acabam por desmerecer o profissional de web designer que para executar um bom trabalho necessita de muito estudo e prática, por este fato surgem os conhecidos sobrinhos, termo usado no meio para a pessoa que não é profissional, mas se aproveita das facilidades das ferramentas e da “inocência” do contratante para fazer projetos a preços impraticáveis pelo mercado, mas como tudo tem um preço o mal projeto também tem um preço muito alto.

No intuito de economizar e fazer com um sobrinho a empresa corre o sério risco de ter nas mãos um site que não atenderá suas expectativas, ou por ser muito simples ou por ser confuso. E o pior de tudo é que pelo fato de não ter o conhecimento adequado para analisar o resultado o contratante acaba se frustrando com a internet por não trazer resultados esperados para seu negócio

Tão importante quanto ter um bom escritório, equipamentos de trabalho de qualidade, e uma loja impecável, o site também deve ter a mesma importância ou até maior por se tratar e uma ferramenta que abrange uma área muito maior e devido ao seu grande potencial de crescimento.

Então pense muito bem que tipo de projeto você quer, afinal quanto vale seu negócio?