Nesta terça feira (13/05/2014) a versão 1.9 da plataforma Magento é disponibilizada para download, trazendo melhorias muito interessantes, caso queira ver todas clique no link: atualizações Magento 1.9 (em inglês), também criei uma sequência de artigos onde falo mais sobre o novo tema do Magento, se quer saber mais vá na introdução ao novo tema responsivo do Magento 1.9 nele você encontra todos os links para os artigos.

Agora o tema default na versão 1.9 é responsivo

Sem dúvidas, a mudança que me chamou mais atenção, um princípio de euforia me tomou pela curiosidade de saber como será o desenvolvimento daqui em diante e baixei esta nova versão para experimentar e falar das minhas primeiras impressões.

Se você está pensando em atualizar pode ficar tranquilo, porque o tema default continua o mesmo, o que realmente muda é que agora além da pasta default você vai encontrar uma nova pasta chamada “rwd” que é o novo tema responsivo, assim os temas das versões anteriores não sofrerão com esta mudança e temos todo um novo mundo para explorar.

Novo tema primeira impressão sem conteúdo

magento responsivo sem conteudo mobile magento responsivo sem conteudo

Quer criar temas para Magento?

O novo tema não lembra em nada a o tema default/default, muito clean, seguindo as tendências do mercado, mas ainda sim um tema visualmente simples, isso foi o que pensei antes de ver o conteúdo de exemplo…

Nesta nova versão o novo pacote vem apenas com seu tema default, mas com 165 arquivos e 120 pastas, além dos arquivos na pasta skin, faz dele um tema bem pesadinho. Outro detalhe muito importante é que este tema usa biblioteca jQuery, ainda não analisei em que aspectos isso modifica a loja.

Esta nova versão do Magento já vem com um pacote de tradução para o português, talvez um bom sinal de que estamos recebendo mais atenção. Mas nem tudo é perfeito, algumas traduções não cabem dentro do seu escopo e precisam de atenção para se ajustar melhor em seu espaço, por exemplo, o botão conta do usuário e de adicionar ao carrinho.

Novo tema com o conteúdo de demonstração

novo tema Magento

Se você viu as imagens acima do tema sem o conteúdo de exemplo deve ter achado muito simples, depois que instalei o conteúdo é que pude ter uma verdadeira ideia de como este tema é interessante.

Finalmente mudaram o sistema de visualização de imagens, agora ao passar o mouse sobre a imagem aparece uma Box com a área maior em destaque, clicando nas miniaturas abaixo substitui a imagem grande ao invés de abri uma popup, isso já estava mais que na hora de mudar.

magento produto

Veja mais imagens do novo tema com conteúdo de exemplo:

magento responsivo com conteudo mobile magento-responsivo-com-conteudo

Não me lembro de ter ficado tão empolgado de com uma nova versão do Magento, esta trouxe alterações visuais dramáticas que pode mudar como construir temas e torna as versões anteriores um tanto ultrapassadas e quem mais ganha com isso é a comunidade que tem uma ferramenta ainda melhor para desenvolver seus projetos, e o que achou das mudanças?

Gostou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos.

Caso queira testar, não se esqueça de baixar o sample data que também foi atualizado.

Um abraço e até a próxima